Como consegui um Google PageRank 4 em menos de 3 meses!
Escrito em: 30-04-2008
Por: Paulo Faustino
Inserido em: Guia Google PageRank
Imprima este Post
Como provavelmente já reparou, o Google actualizou ontem os seus rankings finalmente, e foi com grande expectativa que aguardei por este momento.
Sabia que o trabalho que estava a ser desenvolvido aqui no Fique-Rico tinha capacidade e qualidade para um bom PR quando o Google voltasse a actualizar os rankings.
Durante os últimos 84 dias segui uma série de técnicas e idealogias que considerava correctas para um aumento do PageRanking, que hoje vieram a confirmar-se correctas.
Esta é a segunda vez que salto de um PR0 para um PR4 num blog. Já o havia conseguido no passado com um blog pessoal e relacionado com uma temática que nada tem a ver com esta, mas o processo foi praticamente o mesmo.
A análise dos dados dizia-me que o resultado ia ser positivo, e tinha colocado o PR4 como a grande meta para esta primeira fase. Como forma de mentalização pessoal, disse a mim mesmo também que um PR3 já era muito positivo.
Assim sendo, o Fique-Rico passou a gozar de um Google Page Ranking 4 a partir de ontem, 29 de Abril, o que poderá ser uma excelente porta de entrada para novos anunciantes e para um crescimento ainda mais progressivo.
Importante é agora explicar o tipo de estratégia que utilizei para chegar a este valor.
Como consegui um Google PageRank 4 em menos de 3 meses:
1-A divulgação nas Redes Sociais
Esta foi definitivamente uma das grandes regras que utilizei e irei continuar a utilizar na minha estratégia de auto-promoção.
Neste momento utilizo 22 redes sociais em Português, nas quais insiro manualmente todos os conteúdos que aqui são publicados. Redes como o diHiTT que tenho presente no blog. Redes sociais em Português como o Digg, que revelei em anteriores posts aqui no blog.
Embora seja um processo que me leve sempre 20 a 30 minutos, é algo que não dispenso. Em muitas destas redes sociais tenho conseguido algum protagonismo e influência, e é a partir delas que recebo grande parte do volume de tráfego do blog.
Para se ter sucesso numa rede social não basta apenas encher a rede com conteúdos. Eu próprio considero que não se deve inserir mais de 2 artigos por dia na rede social, uma vez que o excesso de informação divide os leitores e logicamente divide os resultados e os votos. Menos influência e menos votos é sempre menos positivo.
2-Actualização de todos os serviços
Uma vez que utilizo o Wordpress, aproveito para notificar e actualizar todo o tipo de serviços que considero importantes. O chamado Pingshot é importante e permite-nos notificar serviços como o Technorati, BlogBlogs e outros, de que o nosso blog tem novos conteúdos. Uma melhor indexação traz sempre resultados a curto e médio prazo.
Veja aqui uma lista de serviços que pode notificar através da funcionalidade de “Update Services” do Wordpress.
3- Estou presente no Technorati
O technorati tem sido um ranking importante para medir a popularidade e a autoridade que o blog vai ganhando. É também através do serviço que vejo muitos dos websites e blogs que escrevem sobre o Fique-Rico. Receber links é importante e faz aumentar a nossa popularidade. Quanto mais popular se tornar, mais visitantes estarão interessados em conhecê-lo e em interagir consigo. Considere adicionar o Fique-Rico aos seus favoritos do Technorati!
4- Estou presente no BlogBlogs.com.br
O BlogBlogs tem sido uma excelente fonte de tráfego à medida que o blog tem crescido e ganhando maior notariedade. Além de ser um projecto 100% Português, atrai muito tráfego vindo especialmente do Brasil. Na pesquisa de SEO para blogs, o Fique-Rico aparece neste momento em 4º lugar com um dos melhores rankings, reflexo do crescimento que o Blog tem tido. Considere adicionar o Fique-Rico aos seus favoritos do BlogBlogs.com.br!
5-A utilização fundamental do Webmaster Tools
Já aqui expliquei como utilizar o Webmaster Tools, que é quanto a mim uma das ferramentas imprescindíveis a um blog blogger. Por acaso essa página até goza de um PR3 tendo-se tornado bastante dinâmica e influente nos motores de busca.
Eu utilizo o Webmaster Tools para muito pouco. Geralmente visito-o semanalmente para checkar que não existem erros em páginas ou links quebrados.
No WM faço a indexação do sitemap do blog e confirmo que a indexação é bem feita e que o crawler do Google consegue aceder a todos os conteúdos.
6-Os links importantes
Trocar links ou não é sempre uma questão complexa. Considero-me sortudo por conseguir trocar alguns links importantes e que me asseguram a visibilidade do blog.
Um desses links foi com o portal de noticias onde escrevo, o Newticias.com, que hoje recebeu um PR5. Tenho uma troca de links com o portal que é bastante benéfica, uma vez que são links permanentes e o Google sabe-o.
Tenho troca de links com outros blogs bastante bem cotados e com projectos meus noutras áreas. Se tem uma rede de sites própria, considere trocar links com palavras chave entre todos eles.
Um link é considerado como um voto aos olhos do Google PageRank e portanto se conseguir votos de websites ou blogs de qualidade e relevantes, tanto melhor.
Outro dado importante é que não convem ter um excesso de links, porque provavelmente irá prejudicar-lhe o PageRank.
7-O investimento inicial
Nunca fui pessoa de me conter muito nos investimentos. Quando me dedico a um projecto defino objectivos, e com os objectivos vêm as obrigações e estratégias.
Tenho feito algum investimento em termos de publicidade na internet, que tem trazido bastante visitantes todos os dias e alguma maior visibilidade ao blog.
O aumento das visitas não me ajuda ao aumento do PageRank directamente, mas ajuda indirectamente. Como? Há medida que os utilizadores e leitores se vão fidelizando com o blog e com a marca, a tendência é para que escrevam sobre ele nos seus blogs também, ou o adicionem na sua blogroll. Isso é importante na rentabilização a curto e médio prazo.
Alguns dos investimentos que tenho feito, passam por campanhas Adwords e compra de publicidade fixa.
8-A análise Analítica
Todos os dias praticamente, visito a minha conta do Google Analytics para estudar os dados relativos ao blog. É importante saber como os visitantes chegaram ao blog, que palavras-chave mais visitas trouxeram, que tipo de artigos o público mais gosta de ler, etc.
Conforme a análise analítica dos resultados, a estratégia de posicionamento e de conteúdos varia. Se os utilizadores do blog se interessam por Redes Sociais, é importante falar delas.
9-As categorias como veículo
Geralmente é comum os bloggers não prestarem muita atenção às suas categorias. No entanto, as categorias são também um grande veículo de crescimento.
Se reparar nos nomes das categorias aqui do blog, nenhuma delas é pouco especifica ou contem apenas 1 palavra. Os nomes das categorias espelham todo o conteúdo e tudo aquilo de que o blog trata, ao mesmo tempo que são indexadas no Google e nos motores de busca também. Por exemplo: Categoria Redes Sociais - PageRank 3
Estas são seguramente as grandes razões para o sucesso que o blog tem tido desde o seu aparecimento a 6 de Fevereiro de 2008.
Depois desta actualização do PageRank, que normalmente é trimestral, surgem agora novos objectivos e novas ideias para o futuro que se avizinha.
E você também teve um crescimento no seu PageRank?
Até Já!

Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!
Novo aqui no blog ? Talvez queira subscrever o nosso RSS Feed Completo ?
Outros posts de interesse:
Faca uma doacao!
Doacoes realizadas recentemente
+0
+0Olá Wallace. Obrigado pelo comentário!
Uma das coisas que tenho reparado é que muitos blogs subiram os seus PageRankings, o que pode ser um sinal positivo de crescimento. O Google pelo menos foi amigo e este PR4 é bastante gratificante, ainda que não seja tão influente como gostaria.
Até Já ![]()
+0Adicionado ao technorati e ao blogblogs sem pensar 2 vezes.
Você precisa parar de escrever conteudo relevante,pois minha lista de coisas a ler está crescendo muito rapido…rs
Parabéns pelo blog, é um dos melhores atualmente
Abraços
+0Aproveitando, poderia passar uma lista das 22 redes sociais que você conhece? Fiz um curso este fim de semana e eles falaram bastante sobre a importancia de redes sociais em estratégias.
Eu já até sabia da importância, mas não imagina que era tão grande.
Abração
Alexandre Formagio publicou um post sobre..Pornografia com acessibilidade
+0Olá Paulo
Muito bom seu artigo. No começo do blog pensava em criar artigos para atrair mais visitantes e como conseqüência indireta aumentar o pagerank. Alguns deles realmente atraem, o problema é que às vezes o usuário que vem por um site de busca quer uma coisa e encontra outra saindo da página rapidamente. Isso faz com que a Bounce Rate do site cresça. Sugiro que você escreva artigos sobre como diminuir a taxa de rejeição no site e aumentar o tempo de permanência do leitor no blog.
Parabéns pelo artigo
PS: Meu pagerank passou de 3 para 4.
Vicente Sloboda publicou um post sobre..Como aumentar o número de comentários no seu blog
+0@ Alexandre Formagio
Obrigado pelo comentário e pelas palavras de apreço.
Relativamente às redes sociais, considere ler esta categoria de artigos com listas de redes sociais em Português e Inglês:
http://www.fique-rico.com/category/redes-sociais/
@ Vicente Sloboda
Obrigado pelo comentário. Já escrevi há algum tempo um artigo sobre como diminuir a taxa de rejeição de um blog. Pode dar uma vista de olhos aqui: http://www.fique-rico.com/2008/02/28/a-importancia-da-taxa-de-rejeicao-do-google/
Obrigado aos dois.
Até Já!
+0Eu Tenho o Blog a 4 Meses e Nada De Pagerank !”
=[
+0Olá Ricardo. Obrigado pelo comentário.
O PageRanking é pouco influente em determinadas alturas. Considere adoptar algumas das estratégias em cima mencionadas. Mudar para um domínio próprio pode ser benéfico também.
Até Já!
+0Oi
Gostava de te dar os parabéns pelo page rank, mas a mim para
aparece-me o page rank de 0
Até utilizei o http://www.prchecker.info/check_page_rank.php
e continuou a dar 0
Estarei a fazer algo de errado ?
Cump
casasbarlavento publicou um post sobre..Portugal, Algarve cuisine tour in Lagos medieval festival
+0Olá Casas. Obrigado pelo comentário.
Eu para a visualização do PageRank utilizo a Google Toolbar integrada no Internet Explorer. É a melhor forma de analisar o PR rapidamente.
Vê aqui: http://toolbar.google.com
Até Já ![]()
+0Isto realmente é estranho, pois eu também utilizo no Firefox o Google Toolbar.
Mas só para verificar também acabei de instalar no IE e continua no 0.
Bem … talvez demore mais tempo a propagar o PR a Europa …
casasbarlavento publicou um post sobre..Portugal, Algarve cuisine tour in Lagos medieval festival
+0Parabéns pelo ranking :), eu subi do zero para o 3 em menos de 2 meses, e o blog so ficou activo no principio deste mes
estou satisfeito pelo pagerank 3
eu tambem estou no blogblogs e no blogs.com.pt, ver se descubro mais algum de jeito para entrar,
Cumprimentos Rúben M.
Rúben M. publicou um post sobre..Têm alguma coisa para fazer este sábado à noite?
+0
Aqui aparece o valor do PageRank perfeitamente.
Penso que o serviço por vezes fica confuso. Aqui no Internet Explorer por vezes retoma aos valores antes da actualização do PR. Um lapso qualquer sem explicação plausível.
Rúben, parabéns pela subida no PageRank. Que sirva de motivação para bloggar mais e com maior qualidade
Até Já.
+0Boas!!
Parabéns pelo PageRank… Infelizmente, o meu site ainda tem o PageRank em 0 mas espero um dia subir.
Fikem Bem!
Código PT publicou um post sobre..Aumentam as visitas de portugueses no YouTube
+0Viva,
Só para explicar que o PR ainda está a actualizar é normal que nas barras ainda apareça por vezes como estava nas actualizações anteriores ou que em alguns sites ainda não se note qualquer alteração.
A actualização é feita progressivamente logo é mais que normal certos servidores ainda não terem recebido a actualização.
E esperem mais uns dias para verem quais são os resultados finais ![]()
+0Havia adquirido um domínio próprio há uns 4 meses e já estava com medo que o Google estivesse me punindo por algo, já que ainda não tinha PR.
Com a atualização recebi pr2 no domínio próprio (o mesmo que tinha quando usava blogspot) e recebi 3 no que ainda restou no blogspot.
Roberto publicou um post sobre..O sermão da montanha de Gesus dos crentes prósperos
+0@ CódigoPT
Obrigado pelo comentário. O teu blog ainda é recente e tenho acompanhado o trabalho que tens feito. Na próxima actualização terás direito ao teu PR certamente
Continua o bom trabalho!
@ Cesar
Obrigado pelo comentário. Creio que o PR ainda está a propagar, mas neste momento não espero grandes alterações nos valores. É interessante constatar é que a grande maioria dos blogs tem crescido em termos de PR.
@ Roberto
Obrigado pelo comentário. A actualização do PageRank é normalmente trimestral. Parabéns pela subida de ambos os PR’s.
Até Já ![]()
+0Muito bom o post!
Eu saí de um PR0 para um PR3. Também fiquei surpreso!
Agora é continuar o trabalho para subir ainda mais! E claro, suas dicas sempre ajudam!
Abraço
Diego publicou um post sobre..Pagerank Maior = Mais Spam?
+0Olá Diego. Obrigado pelo comentário e parabéns pela subida do PageRank.
Como disse e bem, o segredo é continuar a trabalhar mais e melhor!
Até Já ![]()
+0Parabens Paulo pelo excelente trabalho. O meu blog pessoal foi atualizado para PR1…
Pascoa publicou um post sobre..79 Citações“ de Mahatma Gandhi - A única revolução possível é dentro de nós”
+0Olá Pascoa. Obrigado pelo comentário. O mais importante é começar, seja com PR1 ou PR8, até porque a influência do ranking directamente no blog é quase nula. A medição da relevância não irá ter em conta o PR na altura em que os artigos aparecerem nos motores de busca. O que interessa é o sumo
Até Já!
+0Bom saber que todo mundo está subindo nos rankings. Eu, infelizmente, continuo com meu PR4 desde que mudei para domínio próprio. Pulei de 0 a 4 em 2 meses. Só achei uma pena abandonar meu PR5 no WordPress.com, que nunca mais consegui alcançar… Mas isso não me desanima, notei que a relevância do blog só aumenta, e está muito maior do que quando tinha PR5. Nada como bom conteúdo, realmente.
Até mais!
JulioGreff publicou um post sobre..CodeCast #3 - Semântica e Microformatos
+0Olá JulioGreff. Obrigado pelo comentário e bem-vindo ao Fique-Rico!
A sua história revela a verdadeira essência do PageRank. Embora seja interessante em termos comerciais, não revela nem de perto, nem de longe, o verdadeiro valor de um website ou a sua relevância nos motores de busca.
Mantenha-se como esta, que seguramente num futuro próximo irá voltar ao PR5!
Até Já ![]()
+0Parabens pelo Page Rank 4!!!
Com essa maior visibilidade que adiquiriu seus lucros com o adsense certamente irão aumentar… O adsense já lhe traz um bom retorno financeiro?
Até mais!
David publicou um post sobre..Peugeot 207 RC
+0Olá!
Antes de mais, Parabéns pelo PR4!
Continua a escrever posts com a qualidade a que já nos habituaste e vais longe!
Quanto aos meus PRs… os que tinham PR ficaram na mesma, quase todos os que tinha PR0 passaram para 1, 2 ou 3 e surpreendeu-me o PR3 do alcochete jamé, onde apenas colecciono notícias sobre a nova ponte e o aeroporto, tem o mesmo PR das Palavras Cruzadas… Por falar nelas, voltei às posições normais do Google
As Redes Sociais é coisa que ainda não explorei e não sei muito bem como funcionam, assim que tiver tempo vou estudar essa situação.
Hoje deixo-te o link do blogue onde mostro o meu lado mais artístico, sexta-feira que vem vou inaugurar a minha primeira exposição de pintura, devido a isso não tenho tido tempo para actualizar os meus blogues… na próxima semana compenso!
Um abraço,
Paulo Freixinho
Paulo Frexinho publicou um post sobre..Pintura: Moinho de Alburrica
+0Qual o melhor meio para ficarsabendo quando o google vai atualizar o Page Rank?
+0Olá David. Obrigado pelo comentário e pelo incentivo.
O retorno financeiro é positivo, embora ainda esteja longe dos objectivos a quem proponho.
Relativamente ao PageRank, não existe forma nenhuma de saber quando ou como o Google irá actualizá-lo. É uma questão de timming e toda a gente começa a escrever sobre o tema.
Podes sempre instalar a Google Toolbar e serás certamente o primeiro a reparar.
Até Já ![]()
+0Olá amigo Paulo! Obrigado pelo comentário e pela felicitação.
Se estás a subir no PageRank é bom sinal. Agora é continuar a crescer.
Relativamente às redes sociais, são processos simples, que te garantem muitos backlinks e atraem muitos visitantes.
Se precisares de ajuda com isso, por favor contacta.
Até Já ![]()
+0Oi Paulo,
parabéns pelo seu novo PageRank. Quanto a visualizar o PageRank, nem sempre temos como instalar a toolbar como no trabalho, por isto é bom ter um serviço web para ver o PageRank e para isto tem diversos serviços. Um deles está no meu site e é o:
http://www.marketingdebusca.com.br/pagerank/
Não precisa instalar nada e está em português.
Um grande abraço,
Paulo Rodrigo Teixeira publicou um post sobre..PageRank atualizado ou atualizando?
+0Olá
Ontem não trabalhei pois era feriado em Portugal !
Mas hoje já verifiquei o PR e realmente o fique-rico tem PR 4.
Portanto, os meus parabéns !
Também lhe quero agradecer as dicas, pois foram graças a elas que também consegui um PR 3 para o meu blog, que apenas tem 4 meses de existência.
Os meus agredecimentos e cumprimentos !
casasbarlavento publicou um post sobre..Come and meet Lagos in Algarve Portugal (video and photos)
+0Olá Paulo Teixeira. Obrigado pelo comentário e muito gosto em tê-lo por aqui.
Já conhecia a sua ferramenta e é de facto muito útil. Obrigado pela referência a ela. Será certamente uma mais valia a quem pretende analisar o seu PR.
Até Já! ![]()
+0Olá casasbarlavento. Obrigado pelo comentário e pelas felicitações.
Fico feliz que o blog tenha ajudado a melhorar o seu PageRank. Agora é continuar a trabalhar nesse sentido e no melhoramento global do mesmo.
Alguma ajuda que necessite por favor contacte.
Até Já ![]()
+0Parabéns
Paulo
Aproveitando eu coloquei um link do seu blog no http://www.pcsaudavel.com/parcerias ok.
Um Abraço
Roberto publicou um post sobre..GTA IV Lançamento Oficial do game nos EUA dia 29/04/2008
+0Paulo, eu fui pra PR3. Nao eh muita coisa mais jah ajuda. Nunca me preocupei muito com seo mesmo, e jah mudei de plataforma do blog várias vezes, por isso me prejudiquei eu acho. Mas parabéns pra vc!
Rafael publicou um post sobre..Mulher Brasileira Tem Mais TPM Do Que Outras No Mundo!
+0Olá Rafael. Obrigado pelo comentário.
PR3 é interessante, mas o mais importante é continuar a trabalhar para atingir novas metas e novos objectivos.
Mudar de plataforma é sempre prejudicial, porque provavelmente perdeu toda a indexação feita até então.
Até Já.
+0Eu consegui no começo do ano passado, em 2 meses, um PR4 num site (site + fórum, não blog), que depois subiu para PR6 e, nessa última atualização, caiu para um PR5.
O bom é correr atrás de links em domínios com pagerank alto para dar uma “arrancada”, mas claro, sem desconsiderar os de rank baixo. Há vários lugares bons onde é possível ganhar um link, como no caso das redes sociais, que eu ainda não tenho paciência sequer para testar mais de uma. Com o tempo ainda dá para sair no lucro de ser linkado sem muito esforço, como acontece muito na blogosfera.
Eu tenho vontade de tentar um multi-blogs em um domínio genérico, com sub-domínios diferentes para temas diferentes, para pôr em prática algo mais firme. Seria interessante o pagerank “compartilhado” do domínio? Por enquanto fico só no exprimentalismo. ![]()
Patric publicou um post sobre..Launchy - Área de trabalho organizada com um “Executar” alternativo
+0Olá Patric. Obrigado pelo comentário.
As redes sociais são uma excelente fonte de tráfego, quando bem trabalhadas. Acho que devia perder (ou será ganhar?) algum do seu tempo a estudá-las e a interagir com elas.
Quanto à questão dos minisites, acho que através de sub-domínios é mais interessante, porque o PageRank global do site é parte da soma dos PageRanks de diversas páginas suas.
Até Já.
+0Post antigo já, mas conheci o site há pouco tempo
Já cheguei em page rank 4, mas parece ser muito, muito difícil chegar a um PR de 5 ou 6 por concorrer diretamente com sites grandes ![]()
Marcos Elias publicou um post sobre..4 motivos para não liberar feeds RSS com o conteúdo completo do seu site ou blog
+0Olá Marcos. Obrigado pelo comentário.
Aqui todos os posts são novos e frescos eheheh. As datas pouco interessam. O que interessa é o que aprendemos.
PR5 ou PR6 já exige alguma estrutura e principalmente muito backlink de qualidade. Não pense demasiado nisso, porque na realidade o importante é qualidade daquilo que faz e escreve.
Até Já ![]()
+0Existe algum tipo de punição para parceiros?
Pois ouvi falar que link com sites com conteudo diferentes pode haver um tipo de punição.
+0Olá Eduardo. Obrigado pelo comentário.
A punição dificilmente é directa e com resultado práticos visiveis. Fala-se que uma troca de links entre sites diferentes pode ser prejudicial para o PageRank, mas não existe informação concreta e objectiva sobre se efectivamente isso acontece ou não.
Até Já.
+0Mais uma vez Paulo, um excelente artigo… Eu consegui em 4 meses um pagerank 3 para um portal e está subindo pra 4 em breve… E outro em 2 meses o Rei da Codada Preta pagerank 2 somente com redes sociais e alguns metacadastros…
Rei da Cocada Preta publicou um post sobre..Fotos do cotidiano - MAC Niterói - Criação com tecidos no chão
+0Espero que com o trabalho de SEO que foi feito em meu site, o pagerank que está 3 suba para 4… Muito bom este artigo, não sabia que o Google atualizava a cada 3 meses o pagerank…
+0eu bem tento escrever mais e melhor :D, mas com o tempo a escrita irá melhorar e dos meus editores também ![]()
Rúben M. publicou um post sobre..Tu vais?
+0@ Rei da Cocada Preta
Obrigado pelo comentário. Fico feliz que os seus projectos estejam a crescer. Mais importante que obter um bom PR, é conseguir um volume de tráfego dos motores de busca elevado e de qualidade.
@ Olavo Flores
Obrigado pelo comentário. Geralmente a actualização é trimestral, portanto, 4 vezes ao ano. Como disse ao Rei, o mais importante é mesmo o volume de tráfego e a qualidade do mesmo.
Até Já.
+0[...] As alterações constantes do PageRank Os peritos na área da optimização para motores de busca (SEO), geralmente preocupam-se bastante em analisar o PageRank das suas páginas e dos seus concorrentes directos, adoptando assim estratégias localizadas, de forma a conseguirem subir nos rankings das pesquisas para determinadas palavras-chave. Na realidade não é necessário inventar a roda para se conseguirem resultados de qualidade. Seguir modelos de sucesso e utilizar as mesmas estratégias que eles, pode ser uma das chaves para conseguir bons posicionamentos. Aproveito também para lhe recomendar a leitura de um artigo que escrevi sobre Como consegui um Google PageRank 4 em menos de 3 meses! [...]
+0Muito bom o guia, já sabia grande parte, mas tem dicas muito boas.
Fiz um site pessoal/blog recentemente e todas as dicas dão jeito. Apesar de ser português escrevo em inglês no entanto para tentar atingiar uma audiência maior.
greven publicou um post sobre..Another 38 Amazing Wallpapers
+0cara muito bom
todos os seus artigos são d+
+0[...] Aproveite e leia este artigo para saber como consegui o meu PR4 em menos de 3 meses. [...]
+0[...] Aproveite e leia este artigo para saber como consegui o meu PR4 em menos de 3 meses. [...]
+0Muito bom esse blog.
Curti o conteudo, e me ajudara em varios trabalhos que tenho pela frente, inclusive em meu trabalho final da pós.
Flw


Parabéns Paulo pela colocação do site no page rank.
Eu nem sabia que atualização seria ontem, fui olhar o meu sem espectativa. E fiquei supreso com page rank 3
(estou com esse blog desde de fevereiro)
abraço
Wallace publicou um post sobre..Curso Interativo Corel Draw X3