Metodo Dinheiro Trignosfera - Alojamentos Nacionais Profissionais NextGen Techs  - Portal das Novas Tecnologias     Ofertas Emprego   Carros Usados     Performance e Psicologia   Produtos Digitais para Revenda   Não é sexo mas é bom na mesma! Mais de 500 Jogos em Flash para Você! Online Betting       Notícias Tecnológicas Análises de Informática Logotipos Creativos   Filmes e Pipocas   Criação de Websites e Blogs Criação de Websites e Blogs Criação de Websites e Blogs Criação de Websites e Blogs   Livros Técnicos a Preços Fantásticos         Aprenda a desenvolver a web!

Comunidade Fique-Rico no MyBlogLog MyBlogLog . Fique-Rico no Technorati Technorati . Fique-Rico no StumbleUpon StumbleUpon . Fique-Rico no BlogBlogs BlogBlogs . Fique-Rico no Twitter Twitter . Fique-Rico no Delicious Del.icio.us . Fique-Rico no Facebook Facebook . Fique-Rico no Flickr Flickr . Comunidade Fique-Rico no Orkut Orkut . Fique-Rico no Dihitt diHiTT . Fique-Rico no FriendFeed FriendFeed . Fique-Rico no Plurk Plurk . Fique-Rico no Jaiku Jaiku
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5 de 5)
Loading ... Loading ...





Envie o post para um Amigo! Imprima este Post Imprima este Post

Novo aqui no blog ? Talvez queira subscrever o nosso RSS Feed Completo ?

Este é um Guest-Post criado por Tárcio Zemel, um desenvolvedor de soluções para web. Visite o seu blog Desenvolvimento para Web.

A usabilidade de um blog deve ser algo a se ter como prioridade na elaboração de um projeto e desenvolvimento deste. Prover meios para que aqueles que visitam seu blog sinta-se bem e encontrem o que procuram de forma rápida e objetiva é uma meta que todo desenvolvedor web e/ou administrador de blog ou site deveria ter em mente.

Para tal, conhecer alguns princípios de usabilidade é o caminho. Entretanto, os estudos em usabilidade demandam, no mínimo, meses para se fixarem. Tenha a meta de estudar a respeito; enquanto isso, fique atento à seguinte dica de como otimizar a experiência das pessoas que visitam a páginas de categorias de seu blog.

rubik
Imagem por Caramdir
POR QUE O FOCO NA PÁGINA DE CATEGORIAS?

Muito já foi e é dito no Fique Rico sobre otimização da experiência das pessoas em web sites e blogs. Entretanto, o fato de que as páginas estáticas são parte de um todo maior, que é o próprio blog, geralmente é negligenciado pelos mantenedores do blogs, o que é uma pena.

Os esforços no sentido de aprimoramento da usabilidade de seu blog devem ser uma constante também no que concerne a suas páginas estáticas. Portanto, fique atento a elas e saiba que muito de seu público, sejam por leitores assíduos como por casuais, baseiam seu critério de qualidade do blog também levando em conta as páginas estáticas.

COMO APRIMORAR A USABILIDADE NA PÁGINA DE CATEGORIAS?

Quando alguém visita a página de categorias do blog, na maioria das vezes tem em mente dar uma “passada de olhos” nos artigos que já foram escritos e pertencem à respectiva categoria. O objetivo é somente conhecer os posts (principalmente os mais recentes).

Então, de nada adianta colocar o conteúdo dos artigos nesta página, porque isso não é bom pelo seguinte:

  • A página fica maior, consequentemente mais pesada e demora mais para ser carregada;
  • A extensão da página aumenta, o que interfere no objetivo de “passar os olhos” da pessoa;
  • Devido a seu grande tamanho, a pessoa se frusta em seu objetivo de conhecer os artigos publicados em tal ou qual categoria.

Por isso, o melhor mesmo é exibir, na página de categorias, somente o título do artigo ou, no máximo, o título do artigo com algumas informações a respeito, como data de publicação e quantidade de comentários, por exemplo.

Para se entender bem como se faz isso no Wordpress, são precisos alguns estudos mais específicos sobre a plataforma. Com o objetivo de não me estender muito, vou passar uma “receita de bolo” que você pode fazer para não exibir o conteúdo dos artigos na página de categorias de seu blog – aviso que é preciso alguma base em programação PHP ou, pelo menos, coragem para fazer alterações no código, caso não saiba nada.

O conteúdo de um artigo no Wordpress é inserido nas páginas através de sua função nativa the_content(). Quando esta tag é identificada no decorrer do script de seu blog, o Wordpress “puxa” do banco de dados o conteúdo do artigo, que você digita na caixinha de texto no momento de escrever o artigo.

No Wordpress, na pasta do tema que você usa, as categorias podem ser listadas através do arquivo categories.php (que é um arquivo especial para isso) ou, caso este não exista, através do próprio index.php.

Por exemplo, se seu tema não possuir o categories.php, abra com seu editor de códigos (depois de fazer um backup do arquivo, claro) e procure pela função the_content(). Então, você vai “dizer ao Wordpress” que só quer que o conteúdo do artigo seja exibido caso não se esteja em uma página de categoria (ou seja, na página inicial de seu blog e no momento de se visualizar o próprio artigo).

Onde está

<?php the_content(’<span class=”readmore”>’.__(’Read the rest of this entry &raquo;’,TEMPLATE_DOMAIN).’</span>’); ?>

Substitua por

<?php if (!is_category()) : ?>
<div class=”entry”>
 <?php the_content(’<span class=”readmore”>’.__(’Read the rest of this entry &raquo;’,TEMPLATE_DOMAIN).’</span>’); ?>
</div>
<?php endif; ?>

O “if (!is_category())” é interpretado pelo Wordpress da seguinte maneira: “Caso não seja uma página de categoria…”. Então a alteração, em seu conjunto, equivale a: “Caso não seja uma página de categoria, exiba o conteúdo do artigo.”

Perceba que, não necessariamente, seu theme terá a função the_content() com os mesmo parâmetros nem haverá a div “entry”; isso varia de tema para tema. Mas o importante é colocar os “condicionais” e limitar a exibição do conteúdo para suas páginas de categorias.

Com isso, como falado, a experiência de seus visitantes ao visitar suas páginas de categorias é otimizada, seu objetivo de passar os olhos nos artigos é atingido e sua idéia a respeito da qualidade do blog, como um todo, fica garantida!

Alguma dúvida? :)

Este é um Guest-Post criado por Tárcio Zemel, um desenvolvedor de soluções para web. Visite o seu blog Desenvolvimento para Web.


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso
RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:

  • Faca uma doacao!

    EUR





  • 22 Comentários até ao momento..
    Muhammad | August 22nd, 2008
    (subscrito aos comentários)  Add karma Subtract karma  +0

    “Alguma dúvida? :)

    Que dúvidas podem haver? Muito bom post mais uma vez. Tu preenches a lacuna que existe no blogging em português, as “soluções para a web”.

    Nunca me tinha lembrado de verificar como aparecem os “resultados” nas categorias. Mas vou começar a a alterar isso, porque se aparecer o post inteiro temos sempre o problema de “conteúdo duplicado”.

    Abraço! :idea:
    Muhammad publicou um post sobre..Há sempre algo de bom num blog!

    Paulo Faustino | August 22nd, 2008
     Add karma Subtract karma  +0

    Mais um belissimo artigo do Tárcio, a colocar em prática por todos nós. Parabéns amigo! :) :)

    pedro | August 22nd, 2008
     Add karma Subtract karma  +0

    Não haja dúvida que é por este artigos que me tornei leitor assíduo do fique-rico….
    Realmente a verdade é que quando iniciamos um projecto pensamos nele como nosso, esquecendo que queremos atrair vistantes e dar-lhes uma boa experi~encia de navegação…
    … ainda tenho muito que aprender, mas acho que estou a ir no bom caminho ao utilizar as dicas que vou aprendendo aqui.

    pedro publicou um post sobre..Pesquisas pagas na Net.

    Tárcio Zemel | August 22nd, 2008
     Add karma Subtract karma  +0

    @ Muhammad
    Muito obrigado! Fico feliz que tenha escrito de maneira a ser bem claro! Usar a página de categorias dessa forma é realmente mais eficiente, você verá quando fizer a alteração! Grande abraço!

    @ Paulo Faustino
    Obrigado, Paulo! Estava mesmo “devendo” esta dica a você e aos leitores do Fique Rico! ;-)
    Tárcio Zemel publicou um post sobre..Maneira simples de saber quem faz referências a seu blog Wordpress

    [...] Fique Rico foi um artigo sobre como melhorar a usabilidade da página de categorias de blogs Wordpress. Já há algum tempo o Paulo Faustino havia me pedido a lhe ensinar como fazer a [...]

    Tárcio Zemel | August 22nd, 2008
     Add karma Subtract karma  +0

    @ pedro
    Certamente, colega! Todos nós temos muito a aprender nessa vida, e é compartilhando nossos conhecimentos e estando em contato com outras pessoas de interesses afins que conseguimos ir em frente!

    Grande abraço e força nisso! :D

    ramiro marques | August 22nd, 2008
     Add karma Subtract karma  +0

    Obrigado pela informação pertinente.

    leonardo | August 22nd, 2008
     Add karma Subtract karma  +0

    muito boa a dica.
    irei alterar meu código =D

    leonardo publicou um post sobre..World of Warcraft: Wrath of the Lich King

    Nuno | August 22nd, 2008
     Add karma Subtract karma  +0

    Não conhecia esse código, mas eu utilizo o botão (insert MORE tag), que corta o post onde quero e na páginas das categorias fica também bonitinho.

    Qual é a diferença?

    Muhammad | August 22nd, 2008
    (subscrito aos comentários)  Add karma Subtract karma  +0

    @Nuno. Há muitos templates que já vêm com as categorias “cortadas”. Mas existem por exemplo pessoas que colocam os posts na página inicial estando completos e isso iria acontecer também nas categorias, nas tags…em tudo! O que indicaria ao Google que se trata de cópia, para além do factor “acessibilidade”.

    Creio que seja isto…
    Abraço!

    Nuno | August 22nd, 2008
     Add karma Subtract karma  +0

    Ok já percebi.

    Então acho que vale mais inserir essas linhas de código.

    Um abraço

    LeoCabral | August 22nd, 2008
     Add karma Subtract karma  +0

    Muito bom o artigo Paulo;

    Usabilidade é algo que os bloggers não se preocupam e é exatamente ela que faz com que principalmente os rendimentos aumentem, uma vez que o leitor passa mais tempo navegando dentro do blog aumentando consideravelmente a chance de um clique em um adsense ou a compra de algum produto.

    Parabéns!

    LeoCabral publicou um post sobre..Alternar entre as abas Visual e HTML

    [...] Tárcio escreveu hoje de manhã um artigo interessante sobre Otimizar a experiência dos leitores que está claramente dentro do conceito da usabilidade. No entanto, a usabilidade não está [...]

    Cid R Andrade | August 22nd, 2008
     Add karma Subtract karma  +0

    Você dorme? Seres humanos normais só tem capacidade de produzir artigos com essa qualidade se tiverem dias de 36 horas.

    Parabéns e muito obrigado pelo compartilhamento de seu conhecimento.

    Cid R Andrade publicou um post sobre..Esperanza Spalding

    Web Milionário | August 22nd, 2008
     Add karma Subtract karma  +0

    Muito bem Tárcio, excelente sugestão que vou seguir no meu blog.

    Web Milionário publicou um post sobre..Ganhar dinheiro sem esforço?

    Tárcio Zemel | August 22nd, 2008
     Add karma Subtract karma  +0

    @ Web Milionário
    Faço votos que suas estatísticas aumentem depois de implementar! Abraços!

    leonardo | August 22nd, 2008
     Add karma Subtract karma  +0

    no meu caso, eu olhei o codigo e preferi não mudar.
    pois na pagina de categorias ele mostra uma parte do post antes do link para ler tudo.
    achei mais interessante que usar somente o titulo, o que acontece qdo troco por esse codigo.

    mas de qualquer forma, parabens pelo post.

    Thiago Alexandre | August 23rd, 2008
     Add karma Subtract karma  +0

    Eu também preferi não mudar. Mais é interessante essa dica, aliás, não só essa mas as de todo o blog.

    Thiago Alexandre publicou um post sobre..Sexta-feira é dia de balada…

    Luizeba | August 24th, 2008
     Add karma Subtract karma  +0

    Alou Paulo!
    Se voce souber como fazer isso que explicaste de exibir apenas Titulos e talz na Pagina categorias no BLOGGER, por favor poste um comentario em meu blog falando como fazer!
    Obrigado!

    Luizeba publicou um post sobre..Conquistando Mais Mulheres

    [...] Torne o seu website ou blog facilmente navegável e linkável. Aproveite para optimizar as categorias do seu blog e tornar o seu blog mais útil. A usabilidade é uma das chaves para o link [...]

    Helio Jenné | September 1st, 2008
    (subscrito aos comentários)  Add karma Subtract karma  +0

    Oi Paulo, esse artigo é uma super informação. Tem como eu aplicá-lo na plataforma Blogger/Blogspot? Caso positivo você poderia ensinar como implementá-lo?
    Antecipadamente grato e, mais uma vez, parabéns pelo seu site.

    Helio Jenné publicou um post sobre..Baby, Now That I Found You

    Darcy Mendes | September 12th, 2008
     Add karma Subtract karma  +0

    Ótima dica. Ainda não consegui implementar, pois deu erro na página. Fiz algumas modificações nos códigos, mas aí apareceram apenas os títulos das postagens. Vou estudar mais o assunto e tentar novamente.
    Parabéns!
    Abraços!

    Darcy Mendes publicou um post sobre..O Blog está lento para abrir? Não sabe o que fazer?

    COLOQUE UM COMENTARIO

    :D :) :o :eek: :( :lol: :wink: :arrow: :idea: :?: :!: :evil: :p

     

     

     

     

     

    Quer anunciar aqui por apenas 20EUR/mês?



    Subscrever RSS

    ou

    Subscreva o Fique-Rico por E-mail:

    Comunidade Fique-Rico no Orkut

    Siga-me no Twitter

    Contactos Rápidos

    Paulo Faustino

    O autor deste blog chama-se Paulo Faustino e é um Freelancer/Blogger profissional, que divide o seu tempo entre os blogs pessoais e os trabalhos para clientes. Poderá contratá-lopara construir o seu novo blog ou website, ou simplesmente para pedir ajuda ou dar um conselho.

    Fique-Rico no StumbleUpon Fique-Rico no Twitter Fique-Rico no Technorati Fique-Rico no Facebook Fique-Rico no Flickr Fique-Rico no Delicious Fique-Rico via RSS